Quadriga® 2012-2016  Ciencia - Conocimiento - Libertad www.laquadriga.com

Imprimir

O Brasil Fazendo o Dever de Casa para o Ranking de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano

on . Posted in Novedades

Ratio:  / 1
MaloBueno 

anversa marcusMarcus AnversaEste trabalho tem por objetivo analisar a perda da competitividade industrial e de inovação tecnológica do Brasil, acrescentado pela queda do setor responsável em criar o capital humano, a massa crítica, em proporcionar inovações: a educação. O Brasil se encontra em um grande encruzilhada, tendo uma janela de oportunidades econômica em aberto, que precisa ser explorada sob a pena de perder os possíveis ganhos econômicos e, especialmente, os de desenvolvimento social.
Em virtude do quadro exposto, têm-se criado políticas públicas voltadas para enfrentar um dos gargalos de nossa economia que é a integração entre o setor público e privado, isto é, existência da parceria público-privado tendo como um dos objetivos a transferência das inovações tecnológicas gestadas nas Instituições Científicas Tecnológicas - ICTs sejam levadas ao mercado. Uma das políticas criadas recentemente é o Projeto Piloto de Aliança Pública e Privada com vistas à constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, na qual será exposto a sua organização e gestão no decorrer do trabalho. Na execução do Projeto Piloto, no caso, os projetos de âmbito do Instituto Nacional de Tecnologia - INT foi percebida a importância, a dependência e a constatada deficiência na área da educação.
Através disso é abordado o estado do Sistema Educacional Brasileiro, um dos alicerces que propicia o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo, que repercutem no desenvolvimento social do país. Para isso nos valemos da análise comparativa do desempenho econômico e inovativo da Coreia do Sul e Finlândia que apostaram seu futuro na valorização do homem através da educação, uma receita que muitos discursam, prometem, mas costumeiramente relegada.
Por fim, um dos principais resultados obtidos no trabalho foi que as políticas públicas voltadas para o incremento da competitividade industrial, da inovação tecnológica e do desenvolvimento social estão diretamente ancoradas nas políticas e objetivos educacionais.

Opina y recomienda

Share on Myspace

Geografía de Costa Rica